FANDOM

O Sadam hussein era um lider de um povo e errou tentando acertar.

Apesar dos grandes genocídios por ele cometidos, os defensores de Saddam Hussein argumentam que carecia de neutralidade o julgamento que, segundo eles, deveria acontecer em um tribunal internacional, com juízes de várias nacionalidades. Os apoiantes do julgamento, contudo, defendiam que ele fosse julgado pelo próprio povo iraquiano, como de fato aconteceu.

Saddam foi formalmente acusado de genocídio cometido em 1982 (foi acusado de ter ordenado a execução de 148 iraquianos xiitas em Dujail, depois de ter sido alvo de um atentado fracassado). O júri foi marcado pelo assassinato de três advogados de defesa, pela troca do juiz-chefe, pelo comportamento rebelde do réu e por sucessivos adiamentos e interrupções. Organizações de defesa dos direitos humanos, como a Anistia Internacional, condenaram o julgamento, afirmando que ele teve erros, por ter sido realizado em um país dominado por conflitos sectários.

Em 5 de novembro de 2006, após um julgamento conturbado, o tribunal iraquiano condenou Saddam à pena de morte por enforcamento por crimes contra a humanidade. No dia 26 de dezembro de 2006, um tribunal de apelação do Iraque confirmou a sentença contra Saddam Hussein.

Texto retirado do site wikpedia.

O que eu proponho é que o crime de corrupção seja elevado ao status de crime hediondo e que estes criminosos sejam tratados como são tratados; o Fernandinho beira mar, o Marcola, entre outros, ou seja, cadeia braba neles já!

Ajudem! Vamos precionar o Congresso Nacional neste sentido.

Sivio--201.93.229.250 16:12, 6 Junho 2007 (UTC)