FANDOM

Partido da República (PR) é um partido político brasileiro fundado em 24 de outubro de 2006, homologado no Tribunal Superior Eleitoral no dia 21 de dezembro de 2006.

História do PR Editar

A nova sigla uniu dois partidos: o Partido Liberal (PL) e o Partido da Reedificação da Ordem Nacional (Prona), que se fundiriam para, juntos, atingirem a cláusula de barreira (posteriormente extinta pelo STF, no final de 2006) e poderem gozar de todos os direitos que estariam reservados aos partidos que atingirem porcentagem de votos superior a 5% dos votos, até então exigida.

O Partido tem forte formação político-ideológica do extinto Partido Liberal adotando assim o liberalismo-social como base programática e situando-se na centro-direita do espectro político brasileiro.

O número a ser adotado pelo Partido da República é o mesmo que era utilizado pelo PL: 22, sendo desativado o número 56 utilizado pelo Prona. Nele estão filados políticos importantes como o ex-deputado José Marcos de Lima (atual secretário-geral do PR em Pernambuco e Secretário de Saneamento da Prefeitura da cidade do Recife), Inocêncio de Oliveira, o ministro dos Transportes Alfredo Nascimento, o governador do estado do Mato Grosso Blairo Maggi e o senador pelo Espírito Santo Magno Malta e o prefeito da mais populosa cidade do Espírito Santo, Vila Velha, Neucimar Fraga. Seu presidente nacional, segundo o TSE, é o Sr. Sérgio Vítor Tamer.

Referências Editar

Tribunal Superior Eleitoral(http://www.tse.jus.br)

Ligações Externas Editar